Outubro Rosa, o mês da conscientização sobre o câncer de mama

O Outubro Rosa é um movimento internacional que visa à conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e da prevenção contra o câncer de mama. A campanha incentiva também o autoexame das mamas no qual a mulher pode através do toque, identificar o surgimento de um tipo de caroço na região. O movimento é celebrado em todo o mundo, e iniciou-se nos EUA em 1990, quando durante esse mês várias ações de combate ao câncer de mama (mamografias e eventos) foram realizadas em diversos estados americanos.

Câncer de mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama, alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. Câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Esse tipo de câncer também acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença.

Sintomas

O sintoma mais comum do câncer de mama é o aparecimento de nódulo (caroço), geralmente indolor, duro e irregular. Essa é a principal manifestação da doença e a mais facilmente detectada pela mulher. Além do nódulo, outros sintomas podem se manifestar, tais como, pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja, alterações no mamilo, dor, saída anormal de líquidos pelos seios e pequenos nódulos nas axilas. Esses sintomas devem sempre ser investigados por um médico para que seja avaliado o risco de se tratar de câncer.

Tratamento e chance de cura

O tratamento do câncer de mama depende da fase em que a doença se encontra e do tipo do tumor. O tratamento pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica. Quando diagnosticado no início, o tratamento tem maior potencial curativo. Já nos casos em que a doença estiver em estado de metástases (quando o câncer se espalhou para outros órgãos), o tratamento busca prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança

 

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page