Psoríase: o que é, causas e tratamento

Psoríase é uma doença inflamatória da pele caracterizada por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente em placas, que aparecem, em geral, no couro cabeludo, cotovelos e joelhos. Relativamente comum,é uma doença cíclica, ou seja, apresenta sintomas que desaparecem e reaparecem periodicamente. Sua causa é desconhecida, mas se sabe que pode estar relacionada ao sistema imunológico, às interações com o meio ambiente e à suscetibilidade genética.

Sintomas

Além da vermelhidão, ressecamento e coceira na pele, os sintomas da psoríase podem incluir: queimação acompanhada de dor, unhas grossas e descoladas, além de inchaço e rigidez nas articulações. Geralmente em casos leves e moderados pode haver apenas um leve desconforto devido a esses sintomas, mas nos casos mais graves as alterações podem provocar alterações que impactam significativamente na qualidade de vida e na autoestima do paciente.

Tratamento

Psoríase não tem cura mas possui tratamento. Também não há como prevenir a doença, embora seja possível controlar a reincidência. Cada tipo e gravidade de psoríase pode responder melhor a um tipo diferente de tratamento, mas geralmente casos leves e moderados podem ser controlados com o uso de medicação local, hidratação da pele e exposição ao sol.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page