Quer parar de fumar? Veja dicas para enfrentar esse momento

Abandonar o cigarro não é uma tarefa fácil. Sabendo que o tabagismo é uma doença epidêmica que causa dependência física e que está relacionada ao agravamento de várias outras doenças, muitas delas incapacitantes e fatais, como o câncer, o primeiro passo para parar de fumar é ter determinação.
Largar o cigarro não é fácil e o corpo sente os efeitos da mudança. Durante esse processo, é normal apresentar sintomas como irritabilidade, sonolência, falta de concentração, entre outros. Por isso, é muito importante contar com o auxílio de um médico, que avaliará, de acordo com seu perfil e grau de dependência, o melhor tratamento para chegar ao objetivo final.

Benefícios

Os benefícios de parar de fumar são percebidos rapidamente. Em cerca de três semanas, você já nota diferenças - percebe melhor cheiros e paladares e respira com mais facilidade. Além disso, a pressão e o nível de oxigênio no sangue são normalizados. Após um ano o risco de um problema cardíaco está bem menor, é metade do que era há um ano e continuará caindo se você se livre do vício. Após cinco anos o risco de sofrer um infarto é igual ao de pessoas que nunca fumaram.

Dicas para parar de fumar

1- Evite locais com fumantes;

2- Quebre a rotina;

3- Concentre-se em outra atividade;

4- Busque apoio da família e de amigos;

5- Faça atividades físicas.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito aos dependentes da nicotina como parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Ligue para o número 136 e se informe em quais Unidades Básicas de Saúde e Hospitais de seu município o serviço está disponível.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de
um médico de confiança.

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