Refluxo gastroesofágico: saiba mais sobre o problema

O refluxo gastroesofágico (DRGE) é o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago e em direção à boca, causando dor e inflamação. Isso acontece quando o músculo que deveria impedir que o ácido do estômago saia do seu interior não funciona de forma adequada. Crianças pequenas costumam apresentar episódios de refluxo em virtude da fragilidade dos tecidos existentes na transição entre o estômago e o esôfago. Na maioria dos casos, o problema desaparece espontaneamente.

Sintomas

Os sintomas mais comuns do refluxo gastroesofágico são:

● Azia ou queimação que se origina na boca do estômago, mas pode atingir a garganta;
● Dor torácica intensa, que pode ser confundida com a dor da angina e do infarto do miocárdio;
● Tosse seca;
● Doenças pulmonares de repetição como pneumonias, bronquites e asma.

Diagnóstico

O diagnóstico da doença é feito baseado nos sintomas e histórico apresentado pelo paciente, para estabelecer o diagnóstico definitivo são necessários exames complementares como a endoscopia digestiva alta e a pHmetria. Caso haja suspeita o médico indicado para diagnosticar e tratar o refluxo é o gastroenterologista.

Tratamento

O tratamento pode ser clínico, feito com uso de medicamentos (que diminuem a produção de ácido pelo estômago ) e orientações quanto a mudanças no estilo de vida e alimentação, ou cirúrgico. Esse segundo é indicado geralmente a pacientes que não respondem bem ao tratamento clínico ou quando é necessário confeccionar uma válvula anti-refluxo. A cirurgia consiste em envolver a parte superior do estômago em volta do esfíncter esofágico inferior para criar uma barreira que impeça o refluxo.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page