Reumatismo: Saiba o que é, quais sintomas e tratamento

Reumatismo é o termo genérico usado para designar um grupo de doenças que afeta articulações, músculos e esqueleto, caracterizado por dores e restrições dos movimentos. O reumatismo pode ter várias causas e afetar qualquer pessoa, inclusive as crianças, no entanto, são as mulheres com idade entre 25 e 45 anos as mais atingidas pelas doenças reumáticas, sobretudo as autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide.

Sintomas

Apesar das origens distintas, alguns sintomas são comuns à maioria das doenças reumatológicas. Os sintomas típicos do reumatismo são as dores nas articulações (principalmente por mais de seis semanas), que pode ou não vir acompanhada de vermelhidão, inchaço e incapacidade funcional, tornando difícil atividades cotidianas como pentear os cabelos ou escovar os dentes.

Tratamento

Como o reumatismo engloba uma variedade muito grande de doenças, o tratamento e cuidados prestados aos pacientes variam conforme a doença, origem e seu estágio de evolução. Nas doenças reumatológicas de origem autoimune, o tratamento é feito com medicamentos imunossupressores.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page