Rinite alérgica: conheças os sintomas, causas e tratamentos

Rinite é uma doença inflamatória das mucosas do nariz. O nariz é responsável pela proteção inicial contra substâncias tóxicas e irritantes que inalamos. Essa reação é normal e todas as pessoas, porém, em alguns casos essa reação é exagerada e duradoura, caracterizando a rinite. A rinite pode ser aguda ou crônica, infecciosa, alérgica ou irritativa. Os casos mais comuns em sua maioria são causados por vírus, já os casos crônicos ou recorrentes são geralmente determinados como rinite alérgica, essa geralmente induzida pela exposição de algum agente causador (ácaros, poeira, fungos, dentre outros) devido à similaridade dos sintomas se faz necessário uma avaliação medica criteriosa para tratar corretamente a doença.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são obstrução e corrimento nasal, acompanhado de espirros frequentes. Sintomas oculares como coceira, vermelhidão e lacrimejamento também são comuns. A rinite alérgica pode estar associada, ainda, a comorbidades, como asma, otites médias, sinusite e roncos.

Tratamento

Após o diagnóstico o médico irá pesquisar as causas de rinite e recomendar o tratamento mais adequado para controlar os sintomas, promover a prevenção e o alívio de uma forma segura e eficaz.
Medidas comuns para evitar as crises de rinite são:
Lavar o nariz com soro fisiológico (0,9%);
Evitar usar perfume com cheiros fortes e contato com produtos de limpeza;
Manter o ambiente limpo e arejado para evitar acúmulo de poeira e ácaros;
Se tiver animais mantenha a pelagem sempre curta e limpa;
Não fume e evite contato direto com a fumaça.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page