Rins: Por que eles são tão importante e como ficar longe das doenças renais

Dia 13 de Março é celebrado o “Dia mundial do Rim”, a data tem como objetivo conscientizar a população sobre doenças renais. Os rins ficam na região posterior do abdômen, um na direita e outra na esquerda e são responsáveis por funções vitais no organismo, tais como, filtrar o sangue para controlar a quantidade de água e de sal no corpo, eliminar toxinas, ajudar a controlar a hipertensão arterial e produzir hormônios que impedem a anemia e a descalcificação óssea, além de eliminar medicamentos e outras substâncias ingeridas.

Como cuidar bem dos rins?

Uma dieta pobre em sal e alimentos processados e rica em frutas e verduras é o ideal para a saúde dos rins. Além do cuidado com a alimentação, beba bastante água e pratique exercícios físicos com regularidade. Não fume, consuma bebidas alcoólicas com moderação, mantenha um peso adequado e fique sempre atento a sua pressão arterial. Outro cuidado importante é na hora de utilizar algum medicamento, pois remédios em excesso ou em dosagem errada pode trazer danos aos rins, portanto nunca se automedique.

Sinais de possíveis problemas

As doenças renais geralmente são silenciosas e se desenvolvem lentamente, não possuem sintomas que são específicos da doença. Algumas pessoas não apresentam sintoma algum e são diagnosticadas durante exames laboratoriais. Os exames de rotina são de extrema importância para a detecção desses e demais problemas. Porém algumas enfermidades nos rins, como cálculo renal, podem acarretar alguns sintomas, tais como: necessidade frequente de urinar, sangue na urina, dor lombar aguda que se irradia para o abdômen.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page