Saiba a importância da sua saúde bucal

Assim como é preciso manter uma rotina saudável de alimentação e exercícios físicos para auxiliar no correto funcionamento do corpo, dar atenção para a saúde bucal é essencial. Cuidar da saúde bucal é fundamental e sua importância vai muito mais além do que garantir um sorriso bonito. A boa saúde da nossa boca reflete em várias outras áreas do corpo, evitando até mesmo o aparecimento de algumas doenças. Isso acontece, por exemplo, quando há alguma ferida em sua boca, pois elas são uma entrada para os fungos e bactérias. Saindo da boca, eles conseguem atingir outras regiões do corpo por meio da corrente sanguínea. Dessa forma, esses microrganismos se proliferam para outros órgãos e comprometem a saúde em geral.

Problemas bucais mais comuns

As cáries e os dentes amarelados são, geralmente, as reclamações mais imediatas de quem busca um dentista. Mas há diversas outras condições que devem ser acompanhadas pelo profissional, tais como:

● Gengivite;
● Periodontite
● Mau hálito;
● Placa bacteriana;
● Tártaro.

Simples cuidados que fazem a diferença

Cuidados simples com a saúde bucal que podem evitar diversos problemas mais graves:
Escovar os dentes após as refeições, pelo menos 3 vezes ao dia;
Utilizar escovas adequadas para você;
Trocar regularmente a escova, evitando que as cerdas fiquem gastas e não sejam capazes de remover os resíduos alimentares;
Usar produtos à base de flúor, como pastas de dente e enxaguantes bucais;
Passar fio dental diariamente.

Além disso, é importante se prevenir com consultas periódicas ao dentista para limpeza e aplicação de flúor. Esses são os melhores caminhos para manter a sua boca — e todo o seu corpo — saudável.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page