Saiba a importância de realizar exames médicos preventivos

Fazer consultas regulares com um médico é um passo fundamental para manter uma boa saúde. Medidas preventivas ajudam a detectar possíveis distúrbios que podem levar algum tempo para se manifestar, além de ampliar a possibilidade de um diagnóstico precoce, início rápido do tratamento e maiores chances de sucesso em caso de doenças pré-existentes. Com o diagnóstico precoce as chances de cura chegam a até 90%. Daí a importância de realizar exames preventivos periodicamente.
Depois da prevenção, vem a "manutenção" com a alimentação equilibrada, exercícios físicos e visitas constantes ao médico para a realização de um “check-up“ completo.

Hoje, o blog da Aliance Health começa um série explicando a importância de realizar exames preventivos tanto para homens, quanto para mulheres.

Mulheres

Da primeira menstruação até os 30 anos

Exame das mamas
Papanicolau e exame pélvico
Exames de sangue

A partir dos 30 anos Nessa fase, além de manter o check-up regular, a mulher deve ter cuidado especial com o sistema reprodutivo, pois aumentam as incidências de câncer de mama e de colo do útero. Mamografia
Radiografia de tórax

A partir dos 40 anos Começa a preocupação com a menopausa e com a osteoporose.

Densitometria óssea
Testes de perfil hormonal
Ecografia pélvica e transvaginal
Exame proctológico

A partir dos 50 anos Os cuidados precisam ser redobrados nessa faixa de idade. O controle do peso passa a ser uma questão médica, para evitar complicações. Como prevenção, é preciso fazer: Exames de sangue – (duas vezes por ano).
Exame de fundo de olho
Densitometria óssea
Eletrocardiograma

Homens

É fato que os homens vão menos ao médico por livre e espontânea vontade. Há pesquisas sobre hábitos dos brasileiros feitas pelo Ministério da Saúde que comprovam o fato, o que não é nada positivo. Porém, é durante os exames do ”check-up“ que se previnem doenças e se prolonga e melhora a qualidade da vida.

Os principais exames para os homens são:

Exame de próstata
Colonoscopia
Autoexame testicular
Exames de sangue *Este blog tem a função de alertar para os cuidados da saúde. Sempre busque um profissional capacitado.

 

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page