Saiba mais sobre a esclerose múltipla seus sintomas e o tratamento

A esclerose múltipla é uma doença neurológica, crônica e autoimune, ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares. A doença ainda é de origem desconhecida e de difícil diagnóstico. A característica mais importante da esclerose múltipla é a imprevisibilidade dos surtos.

Sintomas

Esclerose múltipla pode se manifestar por diversos sintomas como, por exemplo: fadiga intensa, fraqueza muscular, alteração do equilíbrio da coordenação motora, dores articulares e disfunção intestinal e da bexiga. Existem uma série de doenças inflamatórias e infecciosas que podem ter sintomas semelhantes ao da esclerose múltipla. Devido a isso, para o diagnóstico se faz necessário procurar um médico neurologista, que é o profissional mais adequado para investigar e tratar pacientes com a doença.

Tratamento

Ainda não tem cura para a esclerose múltipla o tratamento é baseado em reduzir a atividade inflamatória e os surtos ao longo dos anos contribuindo para a redução do acúmulo de incapacidade durante a vida do paciente. Além do foco na doença, tratar os sintomas como os urinários e a fadiga é muito importante para qualidade de vida do paciente.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page