Saiba mais sobre a síndrome de Burnout, a síndrome do esgotamento profissional

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que geralmente demandam muita competitividade ou responsabilidade. Os fatores que desencadeiam a síndrome de burnout vão desde a realização de tarefas exaustivas até relações interpessoais abusivas.

Como identificar os primeiros sinais

A síndrome de burnout provoca sintomas físicos e emocionais que envolve nervosismo, sofrimento psicológico e problemas físicos, como dor de barriga, cansaço excessivo e tonturas. O estresse e a falta de vontade de sair da cama ou de casa, quando constantes, podem indicar o início da doença.
Além desses, outros sintomas que podem ser identificados incluem:

● Dor de cabeça frequente;
● Alterações no apetite;
● Agressividade;
● Pessimismo;
● Dificuldade para cumprir com responsabilidades;
● Lapsos de memória.
● Dificuldades de concentração
● Sudorese
● Insônia

Diagnóstico da síndrome de burnout

O diagnóstico é basicamente clínico e deve ser feito por um especialista em saúde mental, como psicólogos ou psiquiatras. Quem sofre da síndrome muitas vezes não busca ajuda médica por não saber ou não conseguir identificar todos os sintomas. A ajuda de amigos próximos e familiares podem ser bons pilares no início, auxiliando a pessoa a reconhecer sinais de que precisa de ajuda.

Tratamento

O tratamento da Síndrome de Burnout é feito com psicoterapia mas também pode envolver medicamentos (antidepressivos e/ou ansiolíticos). Atividade física regular e exercícios de relaxamento também são altamente recomendados para ajudar a controlar os sintomas.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page