Saiba mais sobre a toxoplasmose, a “doença do gato”

Conhecida como, a “doença do gato”, a toxoplasmose é uma infecção causada por um protozoário encontrado nas fezes de gatos e outros felinos, que pode se hospedar em humanos e em outros animais. É causada pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Você só pega toxoplasmose se ingerir alimentos contaminados com fezes de gatos, mas bons hábitos de higiene e limpeza no preparo dos alimentos evitam isso.

Sintomas da toxoplasmose

A maioria das pessoas infectadas pela primeira vez não apresenta sintomas e, por isso, não precisam de tratamentos específicos. No entanto, se o sistema de defesa estiver debilitado, a infecção pode espalhar-se pelo cérebro, coração, fígado, músculos, pulmões, olhos, ouvidos, etc. Dentre os sintomas, que podem apresentar, estão febre, dor de cabeça, confusão mental, aumento do fígado e do baço, manchas pelo corpo, falta de coordenação e convulsões.

Tratamento

O tratamento é indispensável para os pacientes sintomáticos, pois a forma disseminada da doença pode provocar complicações graves e levar a óbito. Geralmente é indicado o uso de medicamentos associados a antibióticos para o tratamento da toxoplasmose. Porém é importante se consultar com um médico, para a prescrição exata e acompanhamento do quadro.

Atenção: Importante relembrar que cães, pombos e mordidas de gatos ou outros animais NÃO transmitem a toxoplasmose. Não machuque os animais.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page