Saiba mais sobre glaucoma e conheça os sintomas da doença

O glaucoma é uma doença ocular que provoca lesão no nervo óptico, se não for tratado adequadamente pode levar à cegueira. O glaucoma é considerado como a principal causa de cegueira irreversível no mundo, a doença pode estar presente sem que a pessoa tenha conhecimento, causando uma piora do quadro e progressivamente, uma lesão irreversível do nervo que, por sua vez, afeta o campo de visão. Pessoas acima de 40 anos, negras, portadoras de diabetes, com alta miopia ou aquelas que já sofreram algum tipo de trauma ocular ou doenças intraoculares têm maior probabilidade de desenvolver a doença.

Sintomas

A doença é assintomática no início e sua evolução costuma ser lenta e progressiva. A perda visual só ocorre em fases mais avançadas e compromete primeiro a visão periférica. Contudo, existem sinais de alerta que podem indicar a necessidade de avaliação médica, tais como:

● Diminuição repentina do campo de visão;
● Aumento da pupila sem causa aparente;
● Dor intensa no globo ocular;
● Visão embaçada;
● Vermelhidão e lacrimejamento dos olhos.

Tratamento

O Glaucoma é uma doença que não tem cura e é necessário acompanhamento médico especializado. O tratamento do glaucoma varia de acordo com a manifestação no paciente. Geralmente o tratamento é clínico, realizado com colírios e medicamentos via oral. Em alguns casos é necessária a intervenção cirúrgica ou a laser. Tratamento inadequado ou falta de tratamento podem levar à cegueira.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page