Saiba o que é osteoporose e quais seus sintomas e tratamentos

Osteoporose é uma condição metabólica que se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea durante o envelhecimento. Essa doença provoca a diminuição da absorção de minerais e de cálcio, e assim, o aumento do risco de fraturas. Essa condição pode manifestar-se em ambos os sexos, mas é comum em mulheres acima dos 45 anos e, a medida que vai progredindo, com o avançar da idade, a doença tende a aumentar o risco de fraturas, especialmente do quadril, da costela e colo do fêmur.

Sintomas

A osteoporose é conhecida por ser uma doença silenciosa e não apresentar sintomas. Em geral, o problema só é detectado em estado avançado e com a deformação de ossos, provocando dores crônicas ou quando aparecer uma fratura espontânea de um osso que ficou poroso e muito fraco.

Tratamento

É uma doença que pode ter diferentes causas, e devido a isso é indispensável determinar o que provocou a condição, antes de propor o tratamento, que objetiva evitar novas fraturas, diminuir as dores, quando existir, e manter a função vital no qual o osso desempenha.

Prevenção

A prevenção da osteoporose é feita adotando-se hábitos saudáveis ao longo da vida. Para tanto, é preciso pôr em prática constantemente uma ingestão de cálcio na alimentação, tomar sol para fixar a vitamina D no organismo e fazer exercícios físicos. É preciso redobrar a atenção após a menopausa.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page