Saiba quais são os sintomas da amigdalite e como identificá-la?

Amigdalite é uma doença infecciosa que atinge as amígdalas. As amígdalas são estruturas localizadas na parte posterior da garganta, que têm a função de proteger o corpo, produzindo anticorpos e impedindo que infecções na cavidade oral e nas regiões vizinhas se alastrem por todo o organismo. A amigdalite pode ser causada por vírus, por bactérias ou até pela associação dos dois agentes. Geralmente ela é transmitida por gotículas expelidas em tosse, espirro, beijo ou compartilhamento de objetos como talheres e copos.

Sintomas

O sintoma mais marcante da amigdalite é, sem dúvida, a dor de garganta intensa que persiste por mais de dois dias. Porém, o diagnóstico depende da avaliação clínica e da presença de outros sinais, como:
● Febre;
● Dor de garganta;
● Falta de apetite;
● Mau hálito;
● Dificuldade para engolir;
● Dor de ouvido em alguns casos;
● Às vezes, inchaço dos gânglios do pescoço e da mandíbula;
● Na amigdalite bacteriana, aparecem pontos de pus amarelado nas amígdalas e pode haver saburra amarelada na língua.

Tratamento

Antes de iniciar o tratamento é preciso identificar se a amigdalite foi causada por vírus ou bactéria. Se for causada por vírus, o médico poderá prescrever medicamentos para combater a febre e amenizar a dor (antitérmicos e analgésicos), combinados com anti-inflamatórios. No caso da amigdalite bacteriana, o tratamento inclui antibióticos, que devem ser tomados exatamente conforme recomendação médica, mesmo que os sintomas da amigdalite desapareçam após alguns dias.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page