Sarampo: Conheça os sintomas e saiba como prevenir

O sarampo é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus que pode causar complicações à saúde e, em casos mais graves, levar à morte. A doença é transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O sarampo costuma atingir principalmente crianças, mas também pode ser contraída por adultos.

Sintomas

Inicialmente, os sintomas manifestados são: febre, tosse persistente, conjuntivite e coriza. Após as manifestações iniciais, começa a surgir o sintoma mais característico da doença, manchas vermelhas (que começam no rosto e progridem em direção aos pés). Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Tratamento

O sarampo é uma doença autolimitada. Doenças autolimitadas são doenças que possuem estágios e tempo de duração limitada, no caso sarampo ele dura em média 12 dias. Não existe um tratamento ou remédio para o sarampo, os medicamentos prescritos geralmente são apenas para reduzir o desconforto ocasionado pelos sintomas da doença.

Prevenção

A melhor forma de prevenção é se vacinando. A vacina do sarampo é extremamente efetiva e tem poucos riscos. Acompanhe sempre o programa de vacinação, e atenção redobrada com as crianças.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page