Saúde do coração: saiba como mantê-la em dia

O coração é o músculo mais importante do corpo. Esse órgão funciona como uma bomba que impulsiona o sangue por todo o organismo. A cada batida ele fornece alimento e oxigênio às células. Um coração saudável é a chave para um corpo saudável e o seu coração precisa de alimentos e de exercícios para manter-se em forma.

Quais doenças o coração sofre?

Doenças cardiovasculares são um termo genérico que abrange um grupo de doenças do coração e dos vasos sanguíneos. Essas doenças geralmente são causadas por um mau funcionamento no sistema vascular. Um dos mais importantes fatores de risco de doença cardiovascular é a hipertensão e diabete. As doenças mais comuns que afetam o coração são: doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, arritmia cardíaca, pericardite aguda e doenças vasculares.

Como cuidar bem do coração?

Se não há registro de doenças pré-existentes, é possível manter a saúde do coração em dia com pequenas mudanças de hábito. Uma alimentação balanceada evitando excessos e fazendo escolhas certas de alimentos é um dos passos principais. Também é fundamental a prática de atividades físicas na prevenção de doenças cardiovasculares, principalmente aeróbicas. A prevenção deve começar muito cedo, as crianças que foram obesas tornam-se frequentemente adultos obesos e desenvolvem a doença cardiovascular mais precocemente.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page