Síncope: o que é, causas, sintomas e tratamento

Síncope é o termo médico usado para designar aquilo que chamamos comumente de desmaio. De forma geral, os desmaios podem ser provocados tanto por causas neurológicas quanto cardíacas, vasculares e metabólicas. Esse fenômeno costuma ser de curta duração e é considerado um evento clínico comum, que atinge mais as pessoas idosas, os portadores de cardiopatias e as mulheres jovens.

Sintomas

A síncope geralmente acontece de forma súbita e o paciente, muitas vezes, tem tempo apenas de se sentar, antes que o desmaio aconteça efetivamente. Os sintomas que acompanham o quadro são:

- visão turva (sem clareza ou nitidez);
- fraqueza;
- suor frio;
- náusea e/ou ânsia de vômito;
- pressão arterial baixa;
- cefaleia (dor de cabeça);
- confusão;
- pulso fraco;
- Palidez.

Tratamento

O tratamento da síncope será baseado diretamente em suas causas. Em alguns casos, o tratamento pode ser mais simples, através de medicamento auxiliado a uma melhor hidratação, uso de meias compressivas para melhorar a circulação e a prática de exercícios físicos orientados. Caso a síncope esteja relacionada a algum problema cardíaco ou neurológico, é preciso investigar e tratar esse problema de saúde para que a condição de desmaios desapareça do cotidiano do paciente.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page