Sindactilia: causas, sintomas e tratamentos

A sindactilia é um termo utilizado para descrever uma situação muito comum onde um ou mais dedos, das mãos ou dos pés, nascem grudados. As causas da sindactilia estão relacionadas a fatores genéticos. A formação anormal dos membros começa ainda na fase embrionária, quando o corpo está se desenvolvendo na gestação. Sendo assim o diagnóstico já pode ser feito através de ultrassom antes mesmo do nascimento ou pode ser identificado apenas após o parto.

Sintomas

Os principais sintomas da sindactilia são a junção de um ou mais dedos, das mãos ou dos pés. Por conta disso, o paciente pode ter dificuldade de movimentação e também apresentar dificuldades para caminhar ou manusear objetos, o que pode dificultar sua vida.

Tratamento

O tratamento da sindactilia, geralmente iniciado na infância, é indicado pelo pediatra e acompanhado de um ortopedista dependendo do tipo e da gravidade da alteração.
O tratamento consiste na realização de uma cirurgia para separar os dedos que pode ser feita em adultos e crianças a partir de seis meses de vida, momento este em que se considera mais seguro a aplicação da anestesia geral que é a necessária para realizar o procedimento.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page