Síndrome de Raynaud: causas, sintomas e tratamento

Ter as pontas dos dedos esbranquiçados ou amareladas e frias, como se não se tivesse circulação de sangue nestes locais, é um dos sintomas mais característicos da doença ou fenômeno de Raynaud. Esse fenômeno é uma resposta vascular exagerada a estímulos como o frio e estresse emocional, caracterizando assim as alterações marcantes de coloração da pele dos dedos. O fenômeno é considerado primário quando sem evidência de doença associada.

Sinais e sintomas

Os principais sintomas da doença de Raynaud são sensações de frio, dor em queimação, podendo ainda surgir pequenas erupções ou mudanças na textura da pele. Mudanças na coloração dos dedos, que primeiro podem ficar pálidos e na sequência amarelados ou até mesmo azuis é em função da inadequação do fluxo sanguíneo. Porém, quando estabilizado a circulação no local, a coloração volta ao estado natural.

Tratamento

O fenômeno de Raynaud normalmente não necessita de tratamento específico, sendo apenas recomendado, na maioria dos casos, que a região seja aquecida para que a circulação seja ativada e restabelecida. Evitar o fumo também é uma prática recomendada, pois a nicotina também pode interferir na circulação sanguínea. No entanto, é importante ir ao médico caso os sintomas persistam ou as extremidades fiquem escuras, o que pode significar que está havendo morte dos tecidos devido à falta de oxigênio, podendo ser necessária a amputação da região acometida.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page