Síndrome do intestino irritável: O que é, causas, sintomas e tratamento

A síndrome do intestino irritável é um distúrbio crônico que afeta predominantemente o funcionamento do intestino grosso, alterando seus hábitos funcionais. A principal função do intestino grosso é absorver a água ingerida e aquela proveniente de secreções digestivas, como por exemplo a saliva que se junta ao alimento durante sua passagem pelo tubo digestório. As causas desse distúrbio ainda são desconhecidas e apesar de apresentar sintomas que podem ser bastante desagradáveis, a síndrome do intestino irritável não provoca inflamações ou lesões no intestino e nem aumenta o risco de câncer intestinal.

Sintomas

Os principais sintomas são dor e/ou desconforto abdominal, que geralmente começam após a alimentação e melhoram com a excreção. Excesso de gases, distensão do abdome e mudança frequentes nos hábitos intestinais (alternância entre constipação e diarréia) sempre com alterações no formato das fezes, e com sensação constante de evacuação incompleta. A síndrome do intestino irritável é uma doença oscilante, que pode piorar com o estresse, a alimentação e com o período do ciclo menstrual. Os sintomas podem estar presentes por semanas ou meses, o que interfere diretamente na qualidade de vida dos pacientes.

Tratamento

O tratamento costuma ser feito com medicamentos e com mudanças na dieta para controlar os movimentos do intestino e recuperar sua coordenação motora normal. Além disso, é válido ter uma mudança, ou até mesmo reeducação alimentar orientada por um nutricionista, adotar a prática de atividades físicas regulares, beber muito líquido, e sempre consultar com um especialista do assunto, caso os sintomas apareçam.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page