TDAH: o que é, sintomas e tratamento

O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico de causas genéticas que aparece na infância e geralmente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Os portadores do transtorno têm alterações na região frontal e suas conexões com o resto do cérebro. Essa parte do cérebro é responsável por inibir comportamentos inadequados, como também pela memória, atenção, autocontrole, organização e planejamento. O distúrbio afeta de 3% a 5% das crianças em idade escolar e sua prevalência é maior entre os meninos. O TDAH pode ser classificado em três tipos: TDAH com predomínio de sintomas de desatenção; TDAH com predomínio de sintomas de hiperatividade/impulsividade; TDAH combinado.

Sintomas

O TDAH possui 18 sintomas divididos em 3 grupos, sendo eles: 9 relacionados à desatenção, 6 à hiperatividade e 3 à impulsividade. Durante a infância, ele se manifesta através de dificuldades em atividades escolares e no relacionamento com os colegas, pais e professores. Geralmente os meninos apresentam sintomas relacionados a hiperatividade e impulsividade.

Via de regra, o problema aparece nos primeiros anos da vida escolar e o diagnóstico deve ser feito por especialistas com base nos critérios estabelecidos pelo DSM.IV, sigla em inglês do Manual Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais.

Tratamento

O tratamento varia de acordo com a existência ou não, de outras doenças associadas. O tratamento consiste basicamente em psicoterapia e na prescrição de medicamentos psicoestimulantes e antidepressivos. Crianças podem exigir os cuidados de equipe multidisciplinar, em função dos desajustes pedagógicos e comportamentais.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page