Tendinite: quais são as causas, os sintomas e os tratamentos?
A tendinite é uma síndrome clínica caracterizada por dor crônica e espessamento do tendão (os tendões são estruturas do sistema locomotor cuja função é dar apoio aos músculos, fazendo com que eles se prendam aos ossos, permitindo que um indivíduo se movimente e realize atividades diversas). Ele geralmente resulta do uso excessivo do tendão, principalmente em atletas ou trabalhadores que fazem movimentos repetidos.
Sintomas
Além da dor, os sintomas de tendinite incluem:
Dificuldade de movimento, inclusive com problemas ao fazer movimentos de coordenação motora fina, que requerem precisão e delicadeza;
Espasmos musculares;
Dificuldade para carregar peso;
Problemas para fazer força e Inchaço no local onde há dor, inclusive com sensação de calor e vermelhidão na região.
Tratamento
O tratamento da tendinite depende da gravidade da lesão. O tratamento pode incluir desde o uso de anti-inflamatórios e fisioterapia até a imobilização temporária da região inflamada. Aplicação local de calor ou gelo também podem ser usados para aliviar a dor. Nas tendinites ocasionadas por movimentos repetitivos, a reabilitação, com correção dos fatores desencadeantes, a exemplo do posicionamento correto na hora de realizar atividades traumatizantes, é fundamental. Se após 6 meses de tratamento não houver relevante melhora da dor, pode ser recomendado tratamento cirúrgico.
*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.