Tireoidite de Hashimoto: Causas, sintomas e tratamentos

Tireoidite de Hashimoto é uma condição na qual o sistema imunológico ataca sua tireoide. Por conta desse ataque, a tireoidite de hashimoto acaba causando a diminuição do tamanho da tireóide ou mesmo a destruição completa da glândula, resultando assim no hipotireoidismo. Essa condição parece ser mais comum em algumas famílias, o que pode indicar um fator genético, afetando mais as mulheres de meia-idade, mas também pode ocorrer em mulheres de qualquer idade, homens e até em crianças.

<H2>Sintomas

Não existem sinais e sintomas típicos da tireoidite de Hashimoto, sendo assim uma condição diagnosticada apenas durante um exame de rotina. Por ser uma doença de evolução lenta, quando alguns sintomas aparecem o quadro de hipotireoidismo já está instalado. Sendo assim, os sintomas da tireoidite de Hashimoto são equiparados ao do hipotireoidismo, como:

- Aumento de peso;
- Cansaço excessivo;
- Pele fria e pálida;
- Prisão de ventre;
- Cansaço;
- Diminuição da frequência cardíaca;
- Decréscimo da atividade cerebral;
- Diminuição do apetite;
- Sonolência;
- Baixa tolerância ao frio;
- Dores musculares ou articulares;
- Cabelo e unhas mais fracos;
- Ligeiro inchaço da parte da frente do pescoço, no local da tireoide.

Tratamento

O tratamento da tireoidite de hashimoto pode envolver o uso de medicamentos que proporcionem uma reposição dos hormônios que são naturalmente produzidos pela tireóide. Muitas vezes, esse tratamento pode, inclusive, durar todo o período da vida do paciente para permitir que ele tenha uma maior qualidade de vida.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page