Tracoma: O que é, sintomas, tratamentos e causas

Tracoma: O que é, sintomas, tratamentos e causas

Também chamado de tracoma ocular, o tracoma é um tipo de conjuntivite, ou seja, é uma inflamação da córnea e da conjuntiva, ambas partes dos olhos. É uma das mais antigas doenças infecciosas conhecidas e é facilmente transmitida por meio de contato com secreção ocular de pessoas contaminadas. O tracoma é mais comum em crianças, quase sempre entre os 3 e os 6 anos de idade, crianças com mais idade e adultos têm muito menos probabilidade de contrair a doença devido à maior imunidade e melhor higiene pessoal.

Sintomas

Os principais sintomas são:
Sensação de “corpo estranho” nos olhos;
Prurido (coceira);
Lacrimejamento;
Irritação;
Ardor;
Sensibilidade à luz;
Hiperemia (olhos vermelhos);
Edema palpebral (inchaço).

O tracoma também pode não apresentar nenhum sintoma. O período de incubação dura de 5 a 12 dias. Pessoas sem os sintomas podem transmitir o vírus para outras pessoas.

Tratamento

O tratamento do tracoma é feito por meio de uso de antibióticos tópicos e orais, que devem ser seguidos à risca para evitar o fortalecimento da bactéria que causa a doença. A atenção médica é necessária porque o tracoma é uma condição grave, capaz de causar a cegueira. Se essa doença lesionar a pálpebra, a conjuntiva ou a córnea, pode ser necessário recorrer a casos de cirurgia.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page