Transtorno de Personalidade Borderline: conheça os sintomas e tratamentos
Transtorno de personalidade borderline trata-se de um transtorno de saúde mental que pode causar um padrão de instabilidade comportamental. Muito difícil de ser diagnosticado, as pessoas que têm esse tipo de transtorno alternam atitudes de forma impulsiva, podendo ter surtos de ódio e, em casos extremos, até tentar o suicídio. Não existe uma causa específica para quem desenvolve a síndrome de borderline, sendo as crises geralmente manifestadas após conflitos emocionais ao longo da vida, que podem ser experiências como de morte, violência ou separação. O transtorno de personalidade Borderline ocorre mais frequentemente em mulheres e pode ter início na adolescência ou na idade adulta.
Sintomas
Um dos sintomas mais característicos é uma visão distorcida de si e dos outros, medo de abandono ou de ficar sozinho. Outros sintomas característicos, são:
● Episódios de irritabilidade ou ansiedade, que podem durar horas a alguns dias;
● Raiva ou ódio inapropriados, intensos e de difícil controle;
● Sentimentos crônicos de vazio e tédio;
● Padrão de relacionamentos instáveis e intensos, marcado por extremos de idealização e desvalorização (como o amor ou ódio);
● Comportamentos paranoides temporários, devido ao estresse ou sintomas dissociativos graves.
Tratamento
O principal tratamento para o transtorno de personalidade borderline é a psicoterapia. Medicamentos ajudam a aliviar os sintomas depressivos, a agressividade e são ainda mais importantes quando existe outro transtorno mental associado. Embora o transtorno de personalidade borderline não tenha cura, com diagnóstico correto e tratamento adequado pode ser controlado, garantindo boa qualidade de vida para o paciente.
*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.