Trombose: O que é, causas, sintomas e tratamentos

A trombose, também conhecida como trombose venosa profunda, é a formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias localizadas na parte inferior do corpo, geralmente nas pernas. Existem diferentes tipos de trombose sendo que eles se relacionam de acordo com a área do corpo onde a trombose está localizada. Embora seja uma condição que acomete as mulheres com mais frequência, homens também podem apresentá-la. Existem diversas causas que podem contribuir para o aparecimento da trombose, como o uso de anticoncepcionais, varizes, fumo, terapia de reposição hormonal, dentre outros.

Sintomas

Em boa parte dos casos, a trombose pode não manifestar sintomas no paciente. No entanto, pode acontecer de a pessoa despertar alguns sinais da doença, dentre os mais comuns, são:

Dor nas pernas, principalmente nas panturrilhas, podendo chegar até o pé e o tornozelo;
Sensação de queimação na região afetada;
Mudanças na cor da pele da região afetada pela doença, que começa a ficar vermelha ou azul;
Aumento da temperatura nas pernas.

Tratamento

Existem medicamentos para reduzir a viscosidade do sangue e dissolver o coágulo (anticoagulantes) que ajudam a diminuir o risco, a evitar a ocorrência de novos episódios e o aparecimento de sequelas, mas que só devem ser usados mediante prescrição médica depois de criteriosa avaliação. Geralmente a trombose resolve-se com tratamento, mas a doença pode retornar. Sem o tratamento necessário, a trombose pode evoluir para problemas mais graves e levar, inclusive, à morte.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page