Tuberculose: saiba quais são os sintomas e como se prevenir

Tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, o bacilo de Koch, a bactéria invade os pulmões e provoca danos potencialmente fatais. Apesar da doença afetar prioritariamente os pulmões, é possível acometer outros órgãos como os rins. Através da manifestação dos sintomas é levantada a suspeita de tuberculose pulmonar, mas para o diagnóstico definitivo são necessários os seguintes exames:
Bacteriológicos: baciloscopia, teste rápido molecular para tuberculose, cultura para micobactéria.
Por imagem: Radiografia de tórax.

Sintomas

O principal sintoma da tuberculose é a tosse seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático por duas semanas ou mais, procure atendimento médico. Há outros sintomas que podem estar presentes, tais como: febre, sudorese, emagrecimento, fadiga, dor no peito e escarro com sangue nos casos mais graves.

Transmissão

A tuberculose é transmitida por via aérea em praticamente a totalidade dos casos. A infecção ocorre a partir da inalação de gotículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro do doente. Sabe-se que o bacilo pode permanecer no ambiente por longos períodos, ainda mais quando o ambiente não é ventilado e arejado.

Tratamento

O tratamento da tuberculose é baseado no uso de antibióticos. O tempo é variável, por no mínimo, seis meses, e com a ingestão diária de comprimidos. Não pode haver abandono nem desistência do tratamento antes do término, pois se isso acontecer, existe o risco da resistência bacteriana (no organismo). O uso de medicamentos inalatórios e ajuste da alimentação são complementos importantes para melhora da qualidade de vida nesse período. A tuberculose, mesmo quando adequadamente tratada, pode retornar caso ocorra queda na imunidade em algum momento da vida.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page