Úlcera gástrica: Causas, sintomas e tratamento

Úlcera gástrica: Causas, sintomas e tratamento

A úlcera gástrica, também conhecida como úlcera no estômago, é uma ferida que se forma no tecido que reveste o estômago. Os ácidos estomacais são muito fortes e em um estômago normal e saudável, sua ação restringe-se somente aos alimentos, mas, em determinadas situações o estômago fica vulnerável à sua própria acidez, ao ter suas defesas enfraquecidas, o revestimento do trato digestivo é atacado, o que provoca o aparecimento de uma úlcera que destrói a parede estomacal e do duodeno. As principais causas são fatores genéticos, consumo de certos medicamentos, infecções e uso excessivo de bebida alcoólica.

Sintomas

O principal sintoma de úlcera no estômago é a dor na "boca do estômago", em geral, essa dor aparece entre as refeições ou à noite. Outros sintomas possíveis da úlcera de estômago são o aumento das eructações (arrotos), intolerância a alimentos gordurosos, fezes escurecidas ou avermelhadas que indicam a presença de sangue e náuseas e vômitos ocasionais.

Tratamento

O tratamento para uma úlcera no estômago geralmente é iniciado com o uso de antiácidos, mas caso seja confirmada a presença da bactéria H. Pylori no estômago, também é preciso incluir o uso de um antibiótico. A alimentação deve ser feita com frutas, verduras e legumes cozidos, grãos, laticínios light, pão e carnes magras, evitando alimentos muito quentes, bebidas alcoólicas, refrigerantes, sanduíches, fast food, frituras e doces em geral. Se o tratamento medicamentoso não curar a úlcera, pode ser necessária intervenção cirúrgica.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page