Vacina BCG, saiba mais sobre a sua importância

Todos sabemos da vacina que deixa uma cicatriz, a famosa ¨marquinha¨, no braço, mas poucos sabem que essa vacina se chama BGC e que ela é uma das vacinas mais importantes do calendário. A vacina BCG é a melhor forma de se prevenir contra as formas graves da tuberculose, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar. A vacina é produzida a partir de uma bactéria encontrada em bovinos que se chama Mycobacterium bovis, muito semelhante à Mycobacterium tuberculosis responsável pela patologia.

Quando e como a vacina é aplicada?

O protocolo de vacinação corresponde à dose única o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade. A vacina é aplicada no braço direito da criança, na parte inferior de uma região chamada de deltoideana. O uso do braço direito tem por finalidade facilitar a identificação da cicatriz em avaliações da atividade de vacinação.

A famosa cicatriz inclusive é questão de debate entre pais e responsáveis, sendo que muitas crianças vacinadas acabam não apresentando a marquinha, causando assim receio que a vacina não tenha sido bem aplicada e/ou não tenha feito o efeito esperado. O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) garantem que não é necessário revacinar a criança, após estudos recentes comprovarem a eficácia do imunobiológico da vacina também em crianças que não ficam com cicatriz depois da vacina.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page