Vitiligo: O que é, causas e tratamentos

Vitiligo é uma doença caracterizada pela diminuição ou falta de melanina (pigmento que dá cor à pele) em certas áreas do corpo. O vitiligo não é uma doença infecciosa, nem muito menos transmissível. Em outras palavras, não se pega vitiligo, apenas se desenvolve a doença que não traz prejuízos à saúde física. As causas, porém, ainda não estão claramente estabelecidas, mas fenômenos autoimunes parecem estar associados ao vitiligo. Além disso, alterações ou traumas emocionais possivelmente estão entre os fatores que desencadeiam ou agravam a doença.

Sintomas

A principal característica do vitiligo é o surgimento de manchas brancas na pele nos locais afetados pela doença. Essas manchas são mais perceptíveis em pessoas negras ou com o tom de pele mais escuro.. Em alguns casos, os pacientes relatam também sentir sensibilidade e dor na área afetada. A pele acometida também acaba tendo uma alta tendência à queimaduras do sol.

Tratamento

De modo geral, o vitiligo não tem cura, porém é possível o uso de cremes e pomadas que deixam o tom da pele mais homogêneo; em alguns casos, dependendo do produto, o uso prolongado e contínuo consegue interromper a evolução do vitiligo e até mesmo devolver a coloração à pele. O tratamento é individual e deve ser feito de acordo com as necessidades do paciente.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page