Você sabe o que é o colesterol HDL e o LDL?

Em suma, um é chamado de colesterol bom e o outro, de ruim. Mas primeiro é importante entendermos o que é o colesterol. O que chamamos normalmente de colesterol é, na verdade, a soma de diferentes tipos de colesterol. Alguns deles, passa a ser um problema quando se encontram em níveis elevados, e isso pode ser um componente fatal para indivíduos com alta propensão a ter um infarto (tabagistas, sedentários, hipertensos, dentro outros). Nesses casos, a gordura em excesso é fator de risco para a formação de placas que podem “entupir” as artérias. Sobre os dois tipos de colesterol, o bom (HDL) e o ruim (LDL). O primeiro age ‘desentupindo’ os vasos, já o segundo faz o oposto, pois com o passar do tempo ele acaba grudando nas paredes das artérias, o que pode no futuro causar uma obstrução.

Níveis ideais de colesterol

Desde 2017, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) mantém uma versão das “Diretrizes de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose”. Segundo o documento os indivíduos com risco cardíaco muito alto devem manter o LDL abaixo de 50 miligramas por decilitro (mg/dl) de sangue. Já as pessoas com risco cardíaco alto precisam manter o colesterol ruim em níveis menores do que 70 mg/dl. Quem está na categoria de risco intermediário, o objetivo é ficar com menos de 100 mg/dl. Quando o risco é baixo, admite-se um colesterol de até 130 mg/dl. Essas categorias são calculadas pelos médicos e para classificar é levado em consideração exames e diversas características do paciente.

Exercícios Físicos podem ajudar a manter bons níveis

A prática de exercícios físicos pode elevar a concentração de HDL (colesterol “bom”) no sangue e diminuir a de LDL (colesterol “ruim”). Mas antes de começar a praticar exercícios, é de extrema importância consultar o seu médico para saber se você tem algum tipo de impedimento e quais tipos de exercícios são mais adequados para você.

Fonte dos dados: http://www.scielo.br/pdf/abc/v109n2s1/0066-782X-abc-109-02-s1-0001.pdf 

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page