Você tem bruxismo? Saiba quais causas e como preveni-las

Se você acorda e os músculos da sua mandíbula estão doloridos ou com dor de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo. O bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o dia ou, mais comumente, durante o sono. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados.

Como saber se tenho bruxismo?

Na maioria das vezes, a pessoa só sabe que é portadora de bruxismo, se alguém lhe contar o que presenciou enquanto ela dormia. Quanto ao diagnóstico profissional pode-se observar desgaste dentário, fratura de restauração ou de dente, língua marcada pelos dentes e/ou linha branca na parte interna da bochecha. Além disso, o bruxismo noturno pode ser um sinal relacionado a apneia do sono e pode apresentar desgastes dentários ainda mais severos.

Tratamento

Os principais objetivos do tratamento de bruxismo são reduzir a dor, evitar danos permanentes aos dentes e reduzir o ranger ao máximo. O controle do bruxismo depende do grau de seriedade e deve ser feito em conjunto entre dentistas, médicos e psicólogos. Entre as formas de tratamento para o bruxismo, é comum a indicação de uso de placas estabilizadoras, medicamentos, acupuntura.

Recomendações

Para evitar o problema e/ou corrigir antes de ocorrer traumas severos, recomenda-se que visite o dentista frequentemente, evite apertar os dentes durante o dia, evitar mascar chicletes ou mordiscar sistematicamente objetos duros, como pontas de lápis e canetas. Faça exercícios frequentemente, pois a prática regular de atividade física ajuda a controlar o estresse e as crises de ansiedade que podem favorecer o apertar dos dentes.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page